Confira as ações da SBPC em abril de 2025

Reafirmando seu compromisso com a defesa da ciência e da democracia, ao longo do mês a entidade se posicionou publicamente a favor da ampliação da cota de isenção de importação do CNPq, manifestou apoio à Faperj e declarou solidariedade à Universidade de Columbia e à comunidade científica dos Estados Unidos

Abril foi um mês de intensa atividade institucional para a SBPC, com ações em diversas frentes. No início do mês, a entidade lançou o 10º ciclo de cursos online e apoiou a criação de um curso de extensão sobre inclusão e ibilidade no IFPI, com participação da SBPC-PI.

Junto à ABC e Andifes, enviou carta ao MCTI pedindo ampliação da cota de isenção de importação do CNPq, defendendo a eliminação de entraves à pesquisa.

A SBPC recebeu a secretária Ana Estela Haddad, do Ministério da Saúde, para discutir políticas interministeriais e participou da entrega do Livro Violeta à ministra Luciana Santos, consolidando propostas da 5ª CNCTI.

Também marcou presença no Prêmio Péter Murányi, divulgou os Anais da 76ª Reunião Anual e reforçou a defesa da ciência em diferentes frentes, incluindo nota em apoio à Faperj e solidariedade à Universidade de Columbia.

No mês, houve ainda homenagens e reconhecimentos, como o título de Cidadão Honorário do Piauí concedido ao presidente Renato Janine Ribeiro, e editoriais especiais abordando temas como adolescência e internet, cidades saudáveis e o diálogo entre papa Francisco e a ciência.  A SBPC celebrou ainda a reeleição de Helena Nader à presidência da ABC.

A entidade também divulgou a publicação dos Anais da 76ª Reunião Anual e o lançamento da 8ª temporada do podcast “O Som da Ciência”, que aborda a nova geopolítica científica gerada a partir da mudança de comando nos Estados Unidos em janeiro de 2025.

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém firme aos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

ABRIL

No dia 2 de abril a entidade divulgou que o seu 10º ciclo de cursos online.

No mesmo dia, a SBPC divulgou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) oficializou as diretrizes para a criação de um curso de extensão sobre inclusão e ibilidade. A iniciativa nasceu por meio da mobilização da comunidade local, incluindo a participação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Piauí (SBPC-PI), como parte das comemorações de 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão.

No dia 3, a SBPC, ABC e Andifes pediram ampliação da cota de isenção de importação do CNPq em carta enviada ao MCTI. “É urgente a necessidade de eliminação de barreiras burocráticas – como a cota de importação – que dificultam o desenvolvimento de pesquisas científicas no Brasil”, alertaram no documento.

O Jornal da Ciência divulgou no dia 7 de abril cobertura de uma dupla comemoração da história da política científica brasileira, repercutindo os 40 anos do MCTI e os 40 anos de seu Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp. Nele, Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC, disse que defender o MCTI é um ato de resistência.

No dia 4, a SBPC recebeu a visita da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (MS), Ana Estela Haddad, em sua sede, na capital paulista. Na pauta de conversas, estavam temas como a inclusão da saúde entre os programas estruturantes do FNDCT, o fortalecimento da interação entre os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a expansão de uma política nacional de promoção da atividade física para a qualidade de vida.

A entidade ainda divulgou no dia 7 o artigo Sete de Abril, o ado iluminando o futuro, assinado pelo presidente Renato Janine Ribeiro.

No dia 8, o Jornal da Ciência divulgou a cobertura de um evento realizado entre os dias 31 de março e 4 de abril, em São Paulo, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que promoveu uma capacitação em computação quântica, com o apoio de cientistas chineses do Suzhou Quantum Center (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação Industrial do Delta do Rio Yangtze), ligado à gigante CETC (Electronics Technology Group Corporation, uma estatal chinesa que abrange diversas áreas da eletrônica).

SBPC e ABC divulgaram, no dia 9 de abril, carta em defesa da Faperj e da ciência no Rio de Janeiro. No documento, as entidades repudiaram declarações do governador do RJ e reforçam a importância estratégica da Fundação para o desenvolvimento do estado.

Ao longo do mês, a entidade publicou três editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 4, abordou o tema Adolescência e internet. A seguinte, do dia 11, focou nas Cidades saudáveis. A terceira e última, divulgada no dia 25, abordou o papa Francisco e a ciência.

No dia 11, foi publicado que o Governo Federal aprova orçamento de 2025 com veto no FNDCT. Lei Orçamentária Anual (LOA) foi sancionada com corte de R$ 2,97 bilhões no crédito reembolsável do FNDCT para cumprir a Lei n° 11.540/2007. Medida não afeta os recursos não reembolsáveis do fundo.

SBPC parabenizou a reeleição de Helena Nader para Presidência da ABC no dia 15 de abril.

No dia 17, a SBPC divulgou a publicação dos Anais da 76ª Reunião Anual.

No dia 22, a SBPC-SP divulgou que no dia 5 de maio será realizado o encontro regional em São Carlos para debater o financiamento da ciência pública.

Dois dias depois, 24, parte da comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) entregou à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Livro Violeta, última publicação correspondente aos debates da conferência. A obra sintetiza os principais debates realizados ao longo de 2023 e 2024 e traz diretrizes para a concepção da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No dia 28, a entidade divulgou que participou do evento de entrega do Prêmio Péter Murányi 2025. A SBPC marcou presença no evento e seu presidente, Renato Janine Ribeiro, que entregou o prêmio à equipe da UFPB, vencedora com projeto de valorização de frutas nativas do Norte e Nordeste.

SBPC manifestou solidariedade à Universidade de Columbia e à comunidade científica norte-americana no dia 28 de abril. “A ciência não reconhece fronteiras – e defendê-la é nosso dever compartilhado”.

No dia 28 a entidade divulgou dois editais: um para contratação de locação e instalação de geradores de energia e outro para contratação de locação de equipamentos de ar-condicionado, todos para a ExpoT&C.

No dia seguinte, 29 de abril, Renato Janine Ribeiro recebeu título de Cidadão Honorário do Piauí.

Ainda no dia 29, Janine Ribeiro participou da conferência “O papel da ciência na política: a governança moderna, a ciência e a obrigação de prevenir desastres naturais”, realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Secretaria Regional da SBPC no estado (SBPC-PI). Em sua fala, Janine Ribeiro abordou o histórico de instabilidade em políticas científicas que o Brasil possui e afirmou que o País precisa ter caminhos bem delimitados para que a Ciência se desenvolva.

No dia 30, a entidade divulgou a 8ª temporada do podcast “O Som da Ciência” que aborda a nova geopolítica científica gerada a partir da mudança de comando nos Estados Unidos em janeiro de 2025.

Jornal da Ciência