Carolina Martuscelli Bori é o destaque de maio do calendário da SBPC

A publicação, com o tema “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, cobre o período de julho de 2024 a dezembro de 2025 e está disponível para gratuito no site da entidade

calendário maio 2025Carolina Martuscelli Bori é o destaque de maio de 2025 do calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2024-2025) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Carolina Bori (1924 – 2004) foi a primeira mulher a presidir a SBPC (1986-1989), depois de atuar em sua diretoria por 15 anos. A psicóloga e educadora trabalhou arduamente pelo aprimoramento da formação universitária em psicologia no Brasil. Avaliadora de cursos por todo o país para o Ministério da Educação e Cultura, Bori teve ainda maior participação na criação dos departamentos de psicologia da Universidade de Brasília (1963), da Universidade Federal de São Carlos (1986) e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1969). Em reconhecimento à sua liderança no processo que resultou na lei de regulamentação da profissão de psicólogo, ganhou o registro de número um da profissão.

Foi coordenadora da Comissão de Divulgação Científica da SBPC, oportunidade em que orientou a criação dos programas de rádio Encontro com a Ciência (1984-1986) e Tome Ciência (1986-1988) e o programa de televisão Contato: um programa de ciência (1985). A proposta era romper com os enlatados estrangeiros que tradicionalmente ocupavam as programações nacionais. Como presidente da entidade, Carolina Bori comandou a intensa atuação da SBPC durante a Assembleia Nacional Constituinte. O esforço resultou em quatro emendas populares, duas emendas parlamentares, um projeto transversal que colaborou para diversos capítulos da Constituição, dos quais derivaram mais de 21 Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais, a universalidade da saúde e educação, uma legislação ambiental avançada, a proibição das armas nucleares e o reconhecimento dos direitos dos povos originários brasileiros. Carolina ainda foi coordenadora da Estação Ciência (1990-1993) e diretora científica do Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior da USP (NUPES, 1996).

Nesta edição, o calendário destaca que no decorrer de seus 76 anos de história, a SBPC pôde contar com a colaboração de muitos homens e mulheres empenhados na construção de um país mais justo e desenvolvido. Os amigos da ciência congregados pela entidade são cientistas, pesquisadores, estudantes, professores e interessados que têm seu esforço materializado nas muitas conquistas colecionadas pela SBPC na sua longa trajetória de lutas.

“A ação conjunta da entidade é sempre representada pelo seu presidente. Mais do que um reconhecimento acadêmico, a posição de presidente da SBPC sinaliza um reconhecimento comunitário da dedicação dessas figuras para a construção da ciência no Brasil. Aqueles que ocuparam o cargo tinham em comum o envolvimento com a divulgação, popularização e financiamento da ciência no Brasil, a defesa da educação e do meio ambiente, o empenho para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras e, o que sintetiza tudo isso, o compromisso com a democracia. Por esse motivo, na edição deste ano do calendário, a SBPC homenageia os 18 cientistas que a presidiram entre 1948 e 2021”, ressalta a publicação.

Faça aqui o do calendário.

Jornal da Ciência